Embora Orlando seja famosa pelo seu clima quente e ensolarado, durante os meses de inverno a cidade pode experimentar dias frios e agradáveis. E nada melhor para aquecer o corpo e a alma do que uma boa sopa!
Para esta edição de janeiro, selecionei uma receita de sopa que fizemos em um de nossos encontros de inverno, porque neste mês, e no próximo, Orlando costuma experimentar temperaturas mais baixas, noites mais frescas, o que torna o clima perfeito para saborear uma sopa.
Das três opções que cozinhamos escolhi uma delas por ter dois ingredientes que eu especialmente amo! Mandioquinha-salsa e ossobuco.
Muitos me perguntam onde comprar o primeiro e eu já aviso: você encontra na sessão de hortifruti ou de congelados de vários mercados, como “arracacha, peruvian parsnip, ou yellow cassava”. Ela é um ingrediente maravilhoso para adicionar às sopas de inverno. Tem um sabor levemente adocicado e uma textura cremosa, que traz uma suavidade às preparações.
Por outro lado, o ossobuco é uma carne extremamente saborosa e suculenta, ideal para ser incorporada às sopas, e proporciona um sabor profundo e complexo.
Esse corte precisa de um maior tempo de cozimento e quando é cozido lentamente em sopas, o ossobuco transforma o caldo em uma base deliciosa e nutritiva.
Pode ter certeza de que a combinação desses dois ingredientes é uma excelente opção para sua sopa e aqueles dias mais frios, quando queremos uma comidinha bem aconchegante.
Que Janeiro seja um mês delicioso!
SOPA DE MANDIOQUINHA E ERVILHA COM OSSOBUCO
Ingredientes
- 500 g (+/-) de ossobuco
- 1,5 a 2 litros de caldo de legumes ou de carne (ou mesmo água)
- 1 saquinho de mandioquinha (1lb)
- 1 saquinho ervilha seca (1lb)
- 2 cenouras
- 1 abobrinha
- 1/2 cebola
- Alho espremido a gosto
Modo de Preparo
- Deixe a ervilha de molho em água com um pouquinho de vinagre, por no mínimo 4 horas.
- Corte todos os legumes em cubos pequenos.
- Aqueça o azeite já na panela de pressão. Adicione o ossobuco e doure bem de todos os lados. Retire a carne da panela e reserve.
- Na mesma panela, adicione a cebola e o alho, e refogue até ficarem macios e dourados.
- Volte o ossobuco para a panela, adicione as cenouras, a abobrinha, a mandioquinha e a ervilha seca (escorrida). Misture bem.
- Acrescente a água ou o caldo (ajuste a quantidade conforme preferir a consistência, cobrindo todos os legumes e a carne) e feche a panela. De preferência, deixe na pressão baixa por cerca de 1 hora ou até a carne ficar bem macia. Se quiser acelerar o processo, coloque na pressão alta por cerca de 30 minutos.
- Desfie a carne e descarte os ossos. Ajuste o sal e a pimenta a gosto.
- Deixe a sopa cozinhar por mais 10 a 15 minutos, até que todos os sabores estejam bem integrados.
- Sirva a sopa quente, decorando com salsinha picada, se desejar.