Ah, o Natal! Como essa data é especial! Para mim, não é apenas uma festa cultural, mas a verdadeira comemoração o nascimento do nosso Salvador, Jesus! Obviamente que a data em si é simbólica, mas o significado é muito verdadeiro. Até por isso gosto de entrar no espírito natalino celebrando a família, a união de pessoas, a alegria e a esperança, reafirmando a fé de cada um da nossa família.
Por aqui a casa já está enfeitada desde outubro. E sim, é muito cedo para alguns. Mas em meio às comemorações de Thanskgiving, já vou preparando tudo para o Natal.
Mas, como estou aqui para falar de comida, escolhi uma receita que tem um sabor que lembra o Natal, que deixa um cheiro na casa que é tão peculiar, e que traz uma sensação de conforto e alegria ao ser retirada do forno! Os “gingerbread cookies” ou biscoitos de gengibre, se formos traduzir para o português, são uma parte deliciosa desse espírito natalino, além de uma ótima opção para presentear os vizinhos e amigos, para fazer com as crianças e incorporar na tradição familiar.
Sem mais, vamos à receita, que leva uma mistura de especiarias e um ingrediente peculiar, mas muito necessário: o melado! Aqui é chamado “molasses” e é ele que vai dar aquela cor mais escura, mais umidade e enriquecer o sabor do biscoito.
INGREDIENTES
- 3¼ xícaras (400g) de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de gengibre em pó
- 1 colher de sopa de canela em pó
- ½ colher de chá de cravo-da-índia em pó
- ½ colher de chá de noz-moscada em pó (opcional)
- ½ colher de chá de sal
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- ¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
- ¾ xícara (160g) de açúcar mascavo
- 1 ovo grande
- ½ xícara (120ml) de melado
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
MODO DE PREPARO
- Numa tigela grande, peneire a farinha, o gengibre, a canela, o cravo-da-índia, a noz-moscada, o sal e o bicarbonato de sódio. Reserve.
- Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar mascavo até ficar bem cremosa, por cerca de 3 a 4 minutos.
- Adicione o ovo, o melado, e o extrato de baunilha à mistura de manteiga e açúcar. Bata em velocidade baixa até ficar bem incorporado. A mistura deve ficar lisa e homogênea.
- Aos poucos, adicione os ingredientes secos à essa mistura e bata em velocidade baixa até a massa começar a se formar. Use uma espátula para terminar de misturar à mão, se necessário. A massa ficará um pouco pegajosa, mas deve se manter bem consistente.
- Divida a massa em duas porções iguais. Modele cada porção em um disco, envolva em plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 2 horas, ou de preferência durante a noite. Isso ajuda a massa a firmar e facilita o processo de abrir.
- Pré-aqueça o forno a 175°C. Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapetes de silicone.
- Abra a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada até que tenha cerca de 0,5 cm de espessura. Use cortadores de biscoitos para cortar as formas desejadas.
- Disponha os biscoitos cortados nas assadeiras preparadas, deixando um espaço de 2 a 3 cm entre eles. Asse no forno preaquecido por 8 a 10 minutos, ou até que as bordas dos biscoitos estejam firmes e o centro ainda esteja um pouco macio. Os biscoitos vão firmar enquanto esfriam. Fique de olho, pois o tempo de forno pode variar um pouco dependendo do tamanho dos biscoitos.
- Deixe os biscoitos esfriando na assadeira mesmo, por cerca de 5 minutos, antes de transferi-los para uma grade para esfriar completamente. Depois de frios, use a imaginação e decore como preferir, ou saboreie os biscoitos sem cobertura.
Dicas Extras para a receita:
- Refrigerar a massa é essencial para obter a textura perfeita e garantir que os biscoitos mantenham a forma ao assar.
- Se preferir um biscoito mais “crocante”, abra a massa um pouco mais fina e asse por um ou dois minutos a mais.
- Guarde os biscoitos em um recipiente hermético à temperatura ambiente por até uma semana, ou congele-os.
Enjoy! E tenha um Natal abençoado e saboroso!