Para começarmos, tenho uma proposta para você, te encorajo a confiar e se entregar.
Nesse momento, imagine uma mesa com uma deliciosa refeição, quem sabe aquele arroz e feijão fresquinhos que só a sua mãe sabe fazer, ou um estrogonofe com uma salada de maionese, quem sabe uma mesa com um bolo de cenoura que acabou de ficar pronto acompanhado de uma travessa cheia de pão de queijo, para um delicioso cafezinho da tarde. Tenho certeza que só de imaginar você já ficou com água na boca, continue imaginando e agora coloque as pessoas especiais em volta dessa mesa.
Querido leitor, quais são as pessoas que você imagina em volta dessa mesa? Quais são os detalhes da mesa, dos pratos, dos talheres, guardanapos? Como essa mesa está organizada? Quais são as roupas que vocês estão usando e sobre o que estão conversando durante esse momento tão singular ao partilhar a refeição?
É uma mesa cheia de risadas, carinho, respeito, elogios, celebração, confidencias e um amor que pode ser sentido em cada parte do alimento, que vai muito além do sabor daquilo que se está comendo.
Quem sabe, cada uma dessas pessoas está dividindo seus sonhos, suas frustrações, seus medos, suas conquistas, inseguranças, desafios, celebrações, é um ambiente harmonioso, convidativo, sem julgamentos, existe amor, paz, troca, acolhimento, aceitação, escuta atenta, olhos nos olhos e muito afeto.
Existe conexão, existe fortalecimento de vínculo, existe o SER família.
A partir desse exercício, trago algumas perguntas reflexivas…
– Quais os seus sentimentos após viver essa mesa?
– Quais os seus pensamentos?
E quem são as pessoas que participaram desse momento com você no campo da imaginação?
E agora a última e mais importante pergunta:
Essa imagem, esse momento vivenciado na sua mente é, tem sido uma REALIDADE na sua vida?
Para fortalecer o vínculo familiar, o tempo de mesa é mais do que importante, ele é INDISPENSÁVEL.
Assim como tenho encorajado tantas e tantas famílias, a grande maioria mães, através dos atendimentos que realizo diariamente, e isso tem gerado resultados tão positivos nas vidas dessas famílias, filhos que se expressam mais, mais colaborativos, menos reativos, com uma maior gestão das próprias emoções e que demonstram prazer em contar sobre o dia a dia em volta da mesa. Eu também te encorajo fortemente a partilhar um tempo de mesa em família diariamente.
Adultos tomam decisões porque entendem os benefícios e prejuízos de cada decisão tomada ou não.
Tome a sua decisão em favor do fortalecimento do vínculo familiar da sua própria família.
ESTABELECA HOJE, PELO MENOS, UMA VEZ POR DIA UMA REFEICAO EM FAMILIA, EM VOLTA DA MESA, JUNTOS, PAIS, FILHOS, TODOS AO MESMO TEMPO, SEM DESCULPAS, E O MAIS IMPORTANTE: SEM CELULAR!!!!
LEMBRE-SE: SE É PRIORIDADE REAL, PRECISA ACHAR UM MEIO DE FAZER ACONTECER.