O choro precisa ser acolhido

Vamos iniciar com o título: o choro precisa ser acolhido, ele precisa ser acolhido por mim, por você, e por todos nós. É necessário compreendermos que está tudo bem chorar e que a tristeza tem a sua importância e relevância para o equilíbrio das nossas emoções.

Naturalmente, temos uma tendência de reprimir o ato de chorar, seja em nós mesmos, ou até em outras pessoas. Já reparou que quando alguém está chorando ao seu lado, o seu natural, talvez até o espontâneo, é possivelmente, falar para ela: “não chora! vai ficar tudo bem!”, sim, é bem possível que tudo vai ficar bem! Agora, o “não chora”, esse aqui é desnecessário, podemos alterar a frase falando: “chore, coloque para fora, aqui está o meu ombro ou o meu colo para ser o um apoio para o seu choro”.  Ao chorarmos, estamos potencializando a nossa continuidade, é um esvaziar, para encher novamente, no dia a dia das nossas vidas. E o não chorar, pode vir a ser, um reprimir, que é bem provável que apareça de alguma maneira nas nossas vidas.

Pode ser através de uma angústia sem muita explicação aparente, ou quem sabe uma patologia. A verdade é que o choro é necessário, ele faz parte do nosso desenvolvimento enquanto seres humanos, ao chorar, temos a oportunidade de colocar para fora o que está engasgado, o que pode estar nos sufocando, nos liberta! O choro, muitas vezes, pode ser a diferença entre sentir-se liberto ou prisioneiro.  Quantas e quantas pessoas estão vivendo de maneira presas a elas mesmas, reprimindo e até quem sabe, se sentindo constrangidas devido a vontade de chorar. O choro precisa ter o acolhimento, a reflexão, a análise, a compreensão e o está tudo bem chorar! Faz parte da vida!

Qual foi a última vez que você chorou? Recorda quais foram seus sentimentos e pensamentos sobre isso? Sobre O chorar. 

E sobre o próximo, lembre-se de algum momento em que alguém estava chorando perto de você e quem sabe veio aquela vontade de falar: “não chora”, no sentido de acolher, de ser gentil com a pessoa, é claro! Mas, será que era isso que ela precisava para aquele momento? Calar, reprimir…

Vamos chorar mais, trazer a naturalidade para essa emoção e acolher mais, a começar por nós, normalizar mais ao invés de calar essa reação tão importante e necessária do nosso corpo.

O acolhimento das emoções não é algo que fazemos com naturalidade, porque em muitos momentos estamos simplesmente vivendo, de maneira mais automatizada, sem muita clareza ou consciência de nós mesmos ou do ambiente que nos cerca, possivelmente fazendo o que é ou não convencional a maioria das pessoas.

Assim como encorajo cada uma das pessoas que eu atendo diariamente, desejo fazer o mesmo encorajamento para você: Se acolha, se escute, traga mais clareza e consciência para a sua vida, se permita chorar, se permita colocar para fora toda e qualquer dor que esteja engasgada na sua garganta. Se permita sentir e sair do automático ou do convencional, acolha você, valorize a sua essência e invista no seu próprio acolhimento. E, ao longo da sua jornada quando se deparar com uma pessoa chorando, permita com que ela chore, desabafe, se auto acolha, vamos parar de não chorar de não permitir o choro a nossa volta.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.