Por muitos anos as pessoas priorizaram tempo ao invés de saúde, exagerando no consumo de alimentos prontos e industrializados, reflexos que vemos hoje em uma sociedade com sobrepeso e obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, baixa qualidade de vida e muitas outras consequências ruins do que os maus hábitos alimentares causam. Isso explica o porquê da busca por melhores hábitos alimentares começam a surgir, porém em tempos modernos onde a tecnologia facilita o compartilhamento de informações, há muita confusão em saber o que é ou não realmente saudável.
Novos Hábitos pra uma Alimentação Equilibrada
Para implementar novos hábitos é necessário primeiro identificar quais são as principais mudanças cujos resultados beneficiariam sua vida de uma maneira em geral. Se você busca por mais vitalidade, saúde e bem estar, irá invariavelmente encontrar algo a melhorar na sua rotina no quesito alimentação.
Faça uma relação daquilo que deveria abandonar, substitua gradativamente um por outro, para abandonar velhos comportamentos é necessário substituir por novos e melhores.
A boa notícia é que para ter hábitos alimentares saudáveis basta ter equilíbrio entre o consumo de frutas, verduras, vegetais, proteínas com baixo teor de gordura, combinados com baixa frequência de alimentos com mais gorduras e calorias como fast food.
O equilíbrio precisa estar no dia a dia, ao consumir uma fruta, verdura e vegetal. Comece por um ao dia e depois passe para dois, assim você atingirá variedade e quantidades adequados de vitaminas e minerais, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Priorize carnes brancas como peixes e frutos do mar e frango também, deixe o consumo de carne vermelha para exceções. Essas trocas e equilíbrio juntos com atividade física é o início para boas mudanças.
Ter refeições saudáveis, já organizadas e prontas para a semana, facilita muito a vida e ajuda a manter uma boa alimentação, reduzindo as chances por busca daquilo mais prático, que na maioria das vezes não é adequado para o consumo frequente. Essa é uma das soluções que ajudam a manter melhores hábitos alimentares. E fica um alerta, dietas restritivas não são eficazes a longo prazo, a mudança que permanece é a que é construída gradativamente.