Bem-Estar Feminino: O Que Te Faz Inteira em um Mundo que Te Quer Dividida?

Bem-Estar Feminino: O Que Te Faz Inteira em um Mundo que Te Quer Dividida?

Agosto chega com cheiro de material escolar novo, lancheiras arrumadas e o retorno à rotina acelerada. Para muitas mulheres, especialmente mães, o “volta às aulas” é também um reinício silencioso de um ciclo exaustivo de autocobrança. Ser boa profissional, mãe presente, parceira afetuosa, filha atenta, amiga disponível e, ainda assim, manter a saúde física, emocional e um sorriso no rosto… Isso tudo sem enlouquecer.

Mas será que é mesmo possível estar inteira em um mundo que vive tentando nos dividir?

A desconexão que adoece

Estudos em neurociência já apontam que o excesso de multitarefas pode aumentar em até 40% os níveis de cortisol, o hormônio do estresse (Harvard Health Publishing, 2021). No corpo feminino, isso impacta diretamente o sono, o ciclo menstrual, o peso, a libido e a saúde mental. Além disso, segundo a OMS, os transtornos de ansiedade atingem quase o dobro das mulheres em comparação aos homens.

A raiz disso não está só na agenda cheia, mas na desconexão com o próprio corpo e essência. Crescemos ouvindo que precisamos dar conta de tudo. Que sentir raiva, tristeza ou cansaço é fraqueza. E, com isso, nos acostumamos a ignorar os sinais do corpo.

Ser inteira é voltar para si

Estar inteira não é estar perfeita. É se escutar. É entender o que seu corpo está te dizendo quando você acorda exausta, quando sente dor nas costas todo dia, ou quando se sabota antes de tomar uma decisão importante.

A ciência já sabe que o corpo guarda memórias emocionais. Segundo a psicóloga e pesquisadora Bessel van der Kolk, traumas vividos ao longo da vida (especialmente na infância) moldam a forma como o corpo reage, endurece, adoece e se fecha.

E aí está a chave: entender o corpo é também entender a mente. Quando você começa a se reconectar com o seu feminino, com o que te nutre e te faz bem, o seu corpo responde. Você emagrece com leveza. Dorme melhor. Seus relacionamentos melhoram. Sua mente desacelera.

3 dicas práticas para voltar ao seu eixo nesta nova rotina

  1. Respire com presença

Pode parecer simples, mas respirar conscientemente por 3 minutos pela manhã reduz a produção de cortisol e ativa seu sistema nervoso parassimpático, responsável pela sensação de calma. Faça isso antes de pegar o celular ou correr para preparar as lancheiras.

  1. Faça o “check-in corporal” diário

Reserve 5 minutos no fim do dia para fechar os olhos e perguntar: “Onde dói? O que está pesado? O que eu precisei engolir hoje?” Deixe o corpo responder. Colocar a mão sobre a região que mais incomoda e respirar fundo já é um passo para liberar tensões.

  1. Crie um ritual seu

Pode ser uma dança livre na sala, um chá antes de dormir, escrever num diário ou caminhar ouvindo música. O importante é que seja algo só seu, que não tenha a ver com produtividade, mas com prazer.

Estar inteira em um mundo que insiste em nos dividir é um ato de resistência, mas também de cura. Você não precisa dar conta de tudo, só precisa se lembrar de quem você é por dentro antes dos papéis, dos títulos e das expectativas.

Se você sente que precisa de ajuda para ouvir seu corpo, entender suas emoções e se reconectar com sua essência feminina, te convido a conhecer o Método Corpo-Código, meu trabalho com análise corporal e emocional para mulheres que querem leveza, liberdade e verdade.

Os sinais do seu corpo são chamados da sua alma!

Você merece viver por inteiro. Estamos na metade do ano… A hora é agora, vamos?

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.