Gratidão nas Dificuldades? Uma reflexão sobre o verdadeiro significado de dar graças!

“A tudo dai graças”

Como assim? Tudo mesmo? Até ao que é ruim? Ah, mas tudo tem um propósito, né? Mesmo que seja sofrer? Mas dizem que no sofrimento a gente cresce! Credo! Mas não quero sofrer para aprender!

Quem nunca se questionou sobre essas e mais outras frases que se tornaram comuns quando falamos de gratidão? Mas, afinal de contas, o que é gratidão? Vamos aproveitar o Thanksgiving e fazer essa reflexão!

Hoje em dia se fala muito sobre sermos gratos.

No dicionário, tem como significado: “reconhecimento das coisas boas que existem na vida”. Ora, então, fica mais fácil ser grato! Reconhecer implica estar atento, observar, nomear. A partir de um julgamento e uma avaliação pessoal, claro. Porque certo e errado, bom ou ruim são coisas subjetivas: cada um vê de um jeito. Mas já dá um alívio porque me dá liberdade de escolha e não obrigação de decisão.

Do jeito que se fala hoje de gratidão, parece que quem não gosta de alguma coisa é ingrato e não digno de respeito. Não merece nada de bom porque não sabe agradecer nem o que tem. Talvez isso tem a ver com um padrão religioso de entendimento. “E aquele que receber tudo com gratidão será glorificado”. De novo voltamos ao primeiro parágrafo sobre o tudo que pode ser qualquer coisa, certo?

Sou super religiosa e honro muito a Deus. Também amo a ciência porque acredito que foi Ele que deu e adoro relacionar um com o outro. Na física quântica falamos de energia. Somos feitos de energia. Vibramos, ecoamos e reverberamos em energia. Já reparou que quando estamos maus, a vida a nossa volta vai rolando ladeira abaixo. “Acordei com o pé esquerdo hoje” costumamos dizer. Uma coisa emenda na outra. Bem, parece que agora pode fazer mais sentido. Se algo está ruim, mais coisas ruins vão acontecendo. E quando estamos bem… adivinha? Tudo vai ficando bom! Ai sim!

Por que isso acontece? Porque quando estamos bem, elevamos nossa vibração, nossa energia, nosso astral, nosso humor. Neurotransmissores bons são liberados – dopamina, ocitocina, serotonina, endorfina – e uma sensação de bem-estar toma conta da gente. Parece que dá até mais vontade de ver as coisas boas da vida! E mesmo que aconteça algo não tão bom, parece que nem nos importamos porque estamos tão felizes que não nos apegamos! Daí começa a fazer sentido a importância de sermos gratos e reconhecer as coisas boas! Nosso corpo todo sente a alegria e a gratidão, o que nos faz ver/sentir/atrair mais coisas boas!

Então agora conseguimos falar de gratidão de verdade! Reconhecer as coisas boas a nossa volta, sabendo e reconhecendo que também existem coisas difíceis/ desafiadoras/ ruins. Uma não elimina a outra. Podendo escolher onde nosso olhar vai focar e as decisões que tomaremos a partir do que temos em mãos. Sabendo que podemos não gostar de algo e mesmo assim sermos gratos. E já que somos livres, não precisamos agradecer e nos conformar. Podemos coloca energia em buscar por algo diferente se não conseguimos ainda reconhecer o bom onde estamos. E ai damos graças porque naquilo que não está tão bom, temos energia para buscarmos algo que queremos e ai sim podermos agradecer!

Ufa! agora sim consigo desejar um Happy Thanksgiving a vocês. Com uma grande reflexão do que é realmente agradecer e se abri para mais graças acontecerem

Faz sentido para você?

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.